Dispositivos de memória

Distinção entre Memórias primárias e memórias secundárias.

Memórias primárias ou memória real: Sua principal função é conter as informações necessárias para o processador num determinado momento, sem elas o computador não pode funcionar. Podemos citar, por exemplo, a memória RAM, memória ROM, registradores e memórias cachê.
Memórias secundárias: Sua informação precisa ser carregada na memória primária antes de passar pelo processador. O computador não precisa estritamente dela para funcionar. Elas geralmente são não-voláteis, permitindo assim guardar os dados permanentemente. Como por exemplo, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

Descrever os seguintes dispositivos de memória primária

__Memória ROM__

Basicamente, a função da memória ROM é oferecer dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo.

Na ROM de uma calculadora, por exemplo, podemos encontrar as rotinas matemáticas que o estudante pode realizar ao usá-la. Já no caso dos telemóveis, as ROMS carregam o sistema operacional e os softwares básicos do aparelho.

Memória ROM
Memória ROM

Tipos de memória ROM 

A memória ROM tem vários tipos, por exemplo:

  • EPROM;
  • PROM;
  • Mask-PROM;
  • etc....

Explicar em que consiste a CMOS

CMOS significa "Complementary Metal Oxide Semicondutor". Nos primeiros PCs, como os antigos XTs e alguns 286s, todos os dados referentes à configuração dos endereços de IRQ, quantidade e velocidade das memórias, HDs instalados, etc. eram configurados através de jumpers na placa mãe. Não é preciso dizer que a configuração de tais jumpers era um trabalho extremamente complicado. 

Para facilitar a vida dos usuários, foi criado o Setup, que permite configurar facilmente o sistema. A função do CMOS, uma pequena quantidade de memória RAM, de geralmente 128 ou 256 bytes, é armazenar os dados do Setup para que estes não sejam perdidos quando desligamos a máquina. Toda vez que o micro é inicializado, o BIOS lê estes valores e opera de acordo com eles. Porém, justamente por ser um tipo de memória RAM, o CMOS é volátil, ou seja: seus valores são perdidos quando ele deixa de ser carregado eletricamente. Justamente por isso, é usada na placa mãe uma pequena bateria que se destina a alimentar o CMOS. Claro que esta bateria não dura para sempre, de modo que periodicamente, a cada 2 ou 3 anos, é preciso trocá-la.

Explicar em que consiste a BIOS 

É um software gravado em um chip da placa-mãe, onde se encontram as informações básicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). Ele roda uma série de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memória, placa de vídeo, teclado, drives, etc. O software do Bios é feito sob medida para sua placa-mãe e chipset, para que possa realmente controlar o boot da máquina e possa rodar todos os testes.

Memória RAM 

A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

Distinção entre memória DRAM e SRAM

DRAM precisa que a informação seja atualizada o tempo todo para que permaneça armazenada. Com isso, esse tipo de RAM gasta mais energia comparado com a SRAM.

Memória SDRAM

 SDRAM é uma memória de acesso dinâmico randômico que é sincronizada com o barramento do sistema,ou mais precisamente, com a transição de subida do clock da placa-mãe. Permite uma operação mais justa com a CPU pois o CPU saberá exatamente quando os dados estarão disponíveis.

Diferente das memórias DRAM clássicas, que possuem uma interface assíncrona, e por isto respondem tão rápido quanto possível a mudanças nas entradas de controle, a SDRAM possui uma interface síncrona, significando que ela espera pelo sinal do clock antes de responder às entradas de comando e é portanto sincronizada com o barramento do sistema do computador.[4]

A mudança mais significativa, e a razão primária pela qual a SDRAM suplantou a RAM assíncrona, é o suporte a múltiplos bancos internos dentro de um chip DRAM.Usando uns poucos bits de "endereço do banco" que acompanham cada comando, um segundo banco pode ser ativado e começar a ler dados enquanto a leitura do primeiro banco estiver em progresso. Por alternar os bancos, um dispositivo SDRAM pode manter o barramento de dados continuamente ocupado, em uma forma que a DRAM assíncrona não pode.

Indicar e distinguir os vários formatos de memória DDR

SDRAM é largamente usada em computadores; a partir da original SDRAM, mais gerações de DDR (ou DDR1) e então DDR2 e DDR3 entraram no mercado de massas, e a DDR4.

DDR

A memória DDR (Double Data Rate) é o padrão que substituiu as tradicionais memórias SDR SDRAM, sendo muito bem recebida pelo mercado, especialmente no segmento de computadores pessoais. 

As memórias DDR são bastante semelhantes às memórias SDR SDRAM. Estas últimas trabalham de maneira sincronizada com o processador, evitando os problemas de atraso existentes em tecnologias anteriores. 

DDR2

A DDR2 SDRAM ou DDR2 é uma evolução ao antigo padrão DDR SDRAM, conforme homologação da JEDEC. A nova tecnologia veio com a promessa de aumentar o desempenho, diminuir o consumo elétrico e o aquecimento, aumentar a densidade e minimizar a interferência eletromagnética (ruído).

DDR3

Em engenharia eletrônica, DDR3 SDRAM é uma interface de memória de acesso aleatório usado para grande armazenamento de dados temporários utilizados em computadores e outros dispositivos eletrônicos. É uma das várias implementações de memória síncrona e dinâmica (SDRAM), ou seja, trabalha sincronizada com os ciclos de trabalho (clock) da placa-mãe, sem tempo de espera.

DDR3 SDRAM é uma melhoria sobre a tecnologia antecedente DDR2. O primeiro benefício da DDR3 é a possível taxa de transferência duas vezes maior, de modo que permite taxas de barramento maiores, como também picos de transferência mais altos.

DDR4

Em computação, a SDRAM DDR4, é um tipo de memória síncrona de acesso aleatório dinâmico com uma interface de banda larga. Liberado para o mercado em 2014, é uma das mais recentes variantes de memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM), alguns dos quais foram utilizados desde o início dos anos 1970, o Sucessor de alta velocidade para as tecnologias DDR2 e DDR3. 

Referir em que consiste a capacidade, velocidade e latência de uma memória RAM

Latência: CAS = \"Column Access Strobe\", que pode ser interpretado como sinal de acesso à coluna.
Durante o acesso aos dados na memória, uma vez que o banco de memória é carregado e a página de memória é selecionada, o CAS seleciona a coluna na qual se dará o início da leitura dos dados dentro daquela página.
Só que essa seleção, entre emitir o comando e posicionar o CAS, tem uma demora, ou latência de alguns ciclos, é por isso que normalmente chamamos o parâmetro de CL, ou CAS Latency.
Considerando que entre 30 a 60% dos acessos a memória se dão na mesma página, não é difícil imaginar porque a CL é o parâmetro de latência mais importante quando da escolha da memória. As memórias SDR estão disponíveis com CL de 2 ou 3 ciclos e as DDR de 2 ou 2,5 ciclos.
Pela lógica, concluimos que quanto menor a CL mais rápido os dados estarão disponíveis para serem lidos, então devemos sempre dar preferência para memórias com CAS Latency de 2 ciclos, ou simplesmente CL2. 

Velocidade: A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo.

Capacidade: A capacidade de uma memória é medida em Bytes, Kilobyte (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), Megabyte (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes), Gigabyte (1 GB = 1024 MB ou 230Bytes) e Terabyte (1 TB = 1024GB ou 2 40 Bytes).

 

Memória cache

A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora