Funções do SO

-Módulo 3-

Gestão do Processador

Unidade controlo:

A Unidade de Controlo é responsável por controlar as atividades de todos os componentes do computador, emitindo sinais elétricos gerado pelo dispositivo denominado Clock. Este sinal pode ser para a gravação de um dado no disco ou para uma busca de intrução na memória.

Unidade Aritmética e Lógica :

A Unidade Lógica e Aritmética é responsável pela realização de operações lógicas (testes e comparação) e aritméricas ( soma ou subtração). 

Registos :

Os registos são dispositivos de alta velocidade, que estão localizados dentro da CPU e que armazenam dados temporarios. Cada processador possui um determinado número de registos. Alguns registos são de uso específico e outros de uso geral. 

C.P.U:

A principal função da Unidade Central de Processamento é unificar todo o sistema, controlando as funções realizadas por cada unidade funcional. Ela é também responsável pela execução de todos os programas do sistema, que obrigatoriamente deverão estar armazenados na memória principal. Um programa é composto por uma série de instruções ordenadas logicamente, que são executadas sequencialmente pela CPU. Ela busca cada instrução na memória principal e interpreta para a sua execução. 

Gestão da Memória

Memória Principal:

Também conhecida como memória primária, é o local onde são armazenados as instruções e os dados.Ela é composta por unidades de acesso denominadas células, sendo que cada uma desta célula é composta por um determinado número de bits.  

A memória principal pode ser classificada de acordo com a sua volatilidade que é a capacidade da memória em preservar o seu conteúdo mesmo sem uma fonte de alimentação.

Cache:

Trata-se de uma memória volátil de alta velocidade.Todas as vezes que o processador procura um dado na memória principal , ele "olha" primeiramente para a memória cache. Se este dado estiver armazenado nela, não existe a necessidade do acesso da memória principal.

Secundária: 

A memória secundária é um meio não volátil de armazenamento de programas e dados. O acesso a este tipo de dispositivo é lento se compararmos a memoria principal ou a memória cache, porém o seu custo é baixo e a sua capacidade de armazenamento, na maioria das vezes , é muito maior.

Hierarquia de armazenamento:

Na Hierarquia de armazenamento, quem vem primeiro é a memória Cache, de seguida vem a memória Principal e por fim a memória secundária.

Memória Virtual:

É um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.

Gestão de I/O

Registos e canais:

Controladores:

Todos os dispositivos periféricos, sejam internos ou externos, necessitam de algo para poder haver a comunicação entre eles e o computador. Basicamente, uma controladora é uma interface entre a CPU e um dispositivo periférico, como, por exemplo, o disco rígido, uma unidade de disquete, um teclado ou um monitor. As duas funções executadas por uma controladora de periféricos são:

  • Combinam as velocidades entre os dispositivos que operam em velocidades diferentes:

A maioria dos periféricos é consideravelmente mais lenta do que a CPU na transferência de dados.
Até o disco rígido, por exemplo, é milhares de vezes mais lento do que a CPU.

  • Convertem dados de um formato em outro. 

Driver: 

O driver é um componente de software que faz a gestão das operações do sistema na relação de entrada/saída da informação para um periférico tal como a impressora ou o disco.

A instalação de equipamentos ou de programas que utilizam comunicação com compoentes implicam sempre a incoroporação de drivers no sistema.

Gestão de Armazenamento Secundário

Estrutura da informação, Suporte físico da informação, Suporte lógico:

Uma das funções do sistema operativo é fazer a gestão dos periféricos de suporte da informação. E fá-lo de duas formas:

  • gerindo a memória - dita memória secundária - como complemento da memória RAM;
  • "guardando" em suporte o tratamento da informação sob a forma de sequência de dígitos para poder ser utilizada quando chamada
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora